Por que as mulheres não votam em mulheres?

Mulheres Jandirenses: Votem pensando em vocês – entenda porquê

VOTOS FEMININOS – em 24 de fevereiro de 1932, o Código Eleitoral passou a assegurar o voto feminino; todavia, esse direito era concedido apenas a mulheres casadas, com autorização dos maridos, e para viúvas com renda própria. Essas limitações deixaram de existir apenas em 1934, quando o voto feminino passou a ser previsto na Constituição Federal. (fonte TSE)

Voce sabia? O Brasil foi mas ágil que outros países. Na França, por exemplo, o voto feminino se tornou realidade em 1944 e, na Suíça, em 1971. No Brasil, no entanto, a bandeira das mulheres pelo direito de votar e de serem votadas teve início décadas antes, pelo menos desde 1891, quando foi apresentada proposta de emenda à Constituição brasileira que trazia essa prerrogativa. A proposta, contudo, foi rejeitada.( fonte TSE)

Pelos dados acima, fácil verificar que, apesar desse histórico, as mulheres, não votam em mulheres. Em Jandira, em mais de Meio Século, a cidade teve somente 3 vereadoras e 1 vice que assumiu a prefeitura (Anabel). Observe :

Maria Antonieta Bernardes Nogueira – 1969 / 1973

Maura da Silva Santos Soares –  1997 / 2000 – Maura da Silva Santos Soares –  2001 / 2004 – Maura da Silva Santos Soares –  2009 / 2012

Ieda Costa Oliveira  –  2013 / 2016

Tivemos somente 3 mulheres na câmara! Na prefeitura, após o assassinato do Prefeito do PSDB (Braz) assumiu a vice Anabel Sabatine que ficou na cadeira de 10/12/10 à 31/12/2012. Anabel sofreu todo tipo de pressão;  da câmara,  das línguas de matildes e dos assassinos de reputações que até hoje temos na cidade.

PERGUNTAR NÃO OFENDE – Como pode uma cidade onde os eleitores perfazem 52% de votos femininos só ter ,  elegido 3 mulheres  vereadoras e uma vice prefeita? Repare novamente :  foram mais de MEIO SÉCULO -DE 1969 ATÉ 2016

 PERGUNTAR NÃO OFENDE!Esse costume feminino, de não votar em mulheres,  resolveu os problemas que elas  suportam aqui em Jandira, ha mais de meio Século?

Quando tempo mais será necessário  sofrer, para entender que as mulheres têm ;  necessidades, percepções e sentimentos emocionais  que a maioria dos homens não tem. Sabem por quê ?

Quem gera vidas e cuida?

Quem precisa levar uma criança no médico?

Quem que vai atrás de matricular seus filhos numa escola, numa creche ?

Quem precisa enfrentar filas para marcar uma consulta ?

Quem fica esperando um ônibus com uma criança com febre ?

Quem fica preocupada e tensa se o marido ou filhos adolescentes demoram para chegar em casa ?

Quem que vai na prefeitura para resolver os problemas?

Quem se preocupa com a merenda que o filho come na escola ?

Quem se preocupa os transmissores de doenças: pernilongos, ratos, muriçocas ?

Quem precisa utilizar mais os serviços Municipais ?

O voto feminino pode  modificar essa historia, e, de fato, modificar a politica da cidade ?  Sim pode! – Mas depende das Eleitoras ! 

QUANTAS VEREADORAS SERIA O IDEAL ?  – Mas, lembre-se: Se 2 ou 3 mulheres conseguirem se eleger , elas pouco poderão fazer.  O ideal (rezem) é que elas fossem a maioria na câmara, para não serem engolfadas pelos “jogos políticos” por  opiniões e ou, por  interesses masculinos dos vereadores, caso sejam maioria nas cadeiras do Legislativo.  

O ideal será  9 mulheres e 4 homens . Daí sim as mulheres seriam a maioria na Câmara Municipal e , com Justiça tardia a maioria que elas representam de   dos eleitores da cidade (52,7%).

Obs. estamos fazendo uma investigação para ver se é possível identificar   4  ou mais candidatos masculinos e diversas candidatas mulheres  – dentro desse universo de 354 candidatos a vereadores em Jandira – Se conseguirmos publicaremos no Blog ! 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Não se reprima... COMENTE

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SABER NÃO OCUPA LUGAR...

RSS
Follow by Email
%d blogueiros gostam disto: