dia 15/11 – agonia,choro e ranger de dentes

AS AGONIAS  DOS ÚLTIMOS DIAS  enfim faltam 12 dias para a eleição. Esta eleição foi uma desgraceira para os candidatos novos : Frio – pandemia – pandemônio – desemprego – redução do tempo de campanha –  parece que tudo  foi planejado para não deixar que novos políticos passem a fazer parte da história  cidade . Fora a Lei eleitoral que impõe  o quociente eleitoral “do partido” passou a ser o diferencial para eleger ou não o candidato 

EFEITO TIRIRICA – Mas a ideia da nova Lei , é para evitar o efeito Tiririca, onde um candidato “satírico – gozador- cômico” , conseguia milhões de votos e arrastava ao poder, diversos outros candidatos com pouco votos e sem expressão politica nenhuma. 

DINHEIRO COMPRA TUDO ATÉ VOTOS NA ZONA ELEITORAL ? Vemos, o mesmo tradicional jogo político onde, quem tem padrinho ou esquema com líderes poderosos e ou com grana, conseguem se comunicar com facilidade com os eleitores . Mas, quem não tem, só resta a sola de sapato e um carro com combustível (se tiver) . Porém, nem sola de sapato resolveu ,pois, a pandemia não permitia que os novos pudessem visitar seus potenciais eleitores.

 

CANDIDATOS DE PRIMEIRA VIAGEM – Muitos , que agora estão tentando conseguir votos, nunca  imaginou o que é ser um candidato sem grana, sem estrutura politica, sem conhecimento do que seja uma campanha eleitoral. Pior ainda, é não saberem que, partidos grandes e com grana, eles sabem  que uma  eleição,  se vence primeiro sentado numa mesa, onde , antecipadamente se “decide” quem serão  os preferidos dentro de seus esquemas (Teatro das tesouras) . Vencer  nas urnas é só mais um detalhe 

SER POLÍTICO TEM QUE SER UM PLANEJAMENTO DE VIDA  ? – Mas é importante que os novos percebam que “entrar na política” não pode  ser como se fosse uma aventura. Infelizmente, os candidatos a vereadores poucos,pouquíssimos  possuem um planejamento de vida para ser político.

A maioria dos candidatos , não percebem que estão fazendo parte do plano de vida do seu CANDIDATO A PREFEITO . Serão usados de forma até desumana em muitos casos. Principalmente com as modificações das Leis eleitorais em que a chapa majoritária não depende mais da chapa proporcional para atingir o cociente eleitoral . Repetindo: Raros são os  candidatos que fazem seu planejamento para ser político, mas todos fazem parte do planejamento da vida politica do seu candidato a prefeito. É preciso modificar isso.

CAMPANHA ELEITORAL UMA ESCOLA DE CURTA DURAÇÃO – Mas, não percam essa oportunidade pois, uma campanha, é mais que uma escola, uma faculdade. Importa observar os detalhes,  aprender e apreender(*) as lições boas e ruins que os candidatos enfrentarão . Use caderno, ou o excel e anote tudo o que vocês puderem – Pessoas , lugares, características do contato, endereços, etc … será seu material inicial para aprender a planejar um novo estilo de vida . 

(*)A palavra aprender se refere ao ato de adquirir conhecimento e a palavra apreender se refere ao ato de apanhar, capturar. Também se refere ao ato de assimilar.

 Dentro de tantas dificuldades em 2020 é importante saber e aprender:

aprender o que é uma eleição municipal – aprender a depurar os  falsos apoiadores – Aprender  que o jogo requer planejamento minucioso – Aprender que deve ter um plano de vida, para ser de fato um Político com P maiúsculo – Aprender  que muita grana e estrutura social  corre nas mãos dos políticos que já estão dentro do sistema  – Aprender o Teoria do Teatro das Tesouras...E principalmente, não ser mais usado como boi de piranha. Importa  saber também  que há casos que se ganha a eleição, mas gera um sentido de perca.  Mas há casos que perder a eleição pode se ganhar muito.

Importa saber também que ninguém perde tempo ou dinheiro investindo na Politica, desde que planeje tudo com antecedência 

 

 

Não se reprima... COMENTE

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SABER NÃO OCUPA LUGAR...

RSS
Follow by Email
%d blogueiros gostam disto: