CRITICAR POLÍTICO FUNCIONA?

CRITICAR  POLÍTICO – Pode funcionar dependendo do conteúdo da critica, da forma como ela será feita, o veiculo que for usado para divulga-la, e da quantidade de eleitores que será informado, e do poder político do criticado .

Dependendo do poder econômico e político,a força de denuncias podem ser reduzidas ou aniquiladas

Normalmente no Brasil, criticas e denuncias só são comuns no ano que antecede e ou  durante campanhas eleitorais. Normalmente são  feitas por grupos de pessoas que estão almejando sentar em alguma gorda cadeira do poder; pode ser cadeira no Legislativo, no Executivo ou seu vice, ou mesmo um pequeno emprego, secretaria etc.

Importante destacar a diferença entre; criticar e denunciar …

Criticar  é : Censurar; falar mal; apontar ou ressaltar as imperfeições de algo ou de alguém: a vizinha criticou seu comportamento.

Denunciar é; Apontar alguém como autor de crime; delatar. Oferecer (o promotor) a denúncia. Infelizmente as pessoas confundem estas duas palavras.

O problema das criticas ou de denuncias , é quando elas são formuladas em municípios. Municípios médios ou pequenos, não tem veículos de comunicação eficaz para divulgar a denuncia ou uma critica de forma abrangente. Não possuem um sistema de comunicações, tipo rádio, jornal, televisão, mas quando tem, não é incomum, vermos jornais, rádios, TVs comunitárias,  que são de “aluguel”.

O “contra ataque” de uma denuncia ou critica,toma rumos não previstos e surpreendentes.

MÍDIAS  DE ALUGUEL – Há veículos que se especializaram  em serem “alugados”, outros tentam ser livres e democráticos, porem,  devido as péssimas condições econômicas  não têm  condições de sobreviverem sem a participação do sistema político local (Prefeito/ câmara) . Infelizmente, mesmo o Brasil vivendo, em tese, a democracia “ampla,geral,e irrestrita” , a tal liberdade de imprensa  dependem dos interesses e ganancias  dos políticos de plantão  da cidade.

COMUNICAÇÃO MUNICIPAL  – os   canais  de comunicação normalmente são ;  escolas , igrejas. sociedades amigos de bairro, Ongs, times de futebol, ponto de táxis, botecos, câmaras, etc. Repare que são locais, onde o poder político de prefeitos e vereadores,  é mais poderoso do que uma critica ou denuncia mal planejada de grupos de cidadãos sem poder político ou mesmo economico.

RESUMO: embora a critica ou denuncia tenham  papel importante para a formação de opinião e até para se conseguir aceitação ou votos, são armas que devem ser planejadas antes de serem atiradas. Para quem almeja entrar na Política, bom saber que existem técnicas que podem transformar o simples “disse que disse” ou “isso é intriga da oposição”, em armas políticas mortais.

 

 

Compartilhar com:

FacebookTwitterGoogleLinkedInRedditPinterest


Não se reprima... COMENTE